Dominios.pt oferece 5 GB para backup de dados
Setembro 17, 2012Confissões de um administrador de TI
Setembro 18, 2012A MusicMetric, uma empresa de análise de informação sobre o negócio de música digital, revela que nos primeiros 6 meses deste ano monitorizou 750 mil artistas na rede Bit Torrent, tendo identificado 405 milhões de downloads de música ilegal. Os Estados Unidos, Reino Unido e Itália lideram o ranking de países que mais descarregam música pirata e Portugal encontra-se na 13ª posição.
O Índice de Música Digital da Musicmetric revela que 78% das partilhas efetuadas no Bit Torrent foram de álbuns completos e apenas 22% se referem a faixas individuais.
O artista mais procurado é o cantor Billy Van (nome mais descarregado em 5 dos 20 países do ranking) e o último álbum da cantora Rihanna, “Talk that Talk”, foi o mais pirateado no mundo, com mais de 1,2 milhões de downloads, no período em análise.
Em Portugal foram identificados 5,5 milhões de partilhas de música, um número que ainda assim fica bastante longe dos 96,6 milhões descarregados nos Estados Unidos, país que lidera o Top 20. O artista espanhol Pablo Albóran é o nome mais partilhado pelos piratas portugueses, depois do êxito musical do cantor com a fadista Carminho.
Nos Estados Unidos, Darke é o nome mais procurado no Bit Torrent, seguindo-se o do cantor e compositor Ed Sheerau, no Reino Unido, e o da cantora pop Laura Pausini, em Itália.
O estudo da MusicMetric mostra que os downloads ilegais continuam a ser um problema para a indústria da música, mesmo que esta apresente alternativas ao consumidor para descarregar música legal na Internet, através de várias lojas online, entre as quais o iTunes da Apple.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
