Córnea sintética devolve visão a homem que padecia de cegueira há 10 anos
Janeiro 19, 2021Como é que o escândalo de corrupção da Airbus foi decifrado? A resposta está na Inteligência Artificial
Janeiro 19, 2021Já não é novidade nenhuma que em 2020 a pandemia virou o mundo da cibersegurança “às avessas”. Numa altura em que um novo confinamento ditou o aumento de pessoas em regime de teletrabalho, os cibercriminosos podem aproveitar-se deste contexto e, por isso, a empresa de cibersegurança Check Point recorda algumas dicas que podem ajudar organizações e trabalhadores a estarem mais protegidos.
Em teletrabalho, serviços como o email, a cloud e as videochamadas tornam-se, mais do que nunca, ferramentas indispensáveis, sendo os principais alvos dos ciberatacantes. Por isso, certifique-se que todos os softwares, sistemas ou ferramentas que utiliza estão atualizados.
[related-post id=”193383″ post_type=”post” /]
Neste contexto, é ainda importante implementar estratégias de cibersegurança que tenham em conta “pilares básicos”. As empresas devem sensibilizar os colaboradores para questões relativas à cibersegurança, à utilização de ferramentas de proteção de equipamentos móveis e à atualização regular de software.
Que cuidados devem então os trabalhadores em regime remoto adotar? Utilizar uma solução de segurança do correio eletrónico que bloqueie ataques de phishing sofisticados, como o business e-mail compromise, é um dos conselhos da Check Point.
Das passwords à Wi-Fi: O que pode fazer a diferença?
No leque de sugestões está ainda a identificação das informações mais sensíveis por parte de cada utilizador, que deve definir politicas de segurança e de acessos. Quanto ao email em concreto, a ideia passa por protegê-lo com soluções de segurança avançadas de um fornecedor confiável.
Na hora de escolher a rede Wi-Fi, também deve ter cuidado. Por isso, assegure-se que está protegida com uma palavra-passe forte. Deve ainda certificar-se que reforça a segurança dos equipamentos que utiliza para trabalhar, sobretudo se se tratarem de equipamentos móveis ou de uso pessoal.
Não partilhar credenciais ou informações pessoas através do email é outra forma de se proteger de ataques e, no que diz respeito às palavras passes, deve também reforçá-las. Relativamente aos links, clique apenas em hiperligações que sabe que são de confiança.
Para ajudar quem está em teletrabalho, o SAPO TeK reuniu recentemente 10 propostas para ser produtivo neste regime remoto. Desde apps de calendário práticas a soluções que promovem a sua saúde, as sugestões pretendem ajudá-lo a evitar custos adicionais.
Clique nas imagens para descobrir como continuar “pro” em teletrabalho
[photo-gallery id=”229349″ thumbnails=”229351,229352,229353,229354,229355,229356,229357″ layout=”linear”/]