Teste do ICP aprova redes móveis portuguesasTeste do ICP aprova redes móveis portuguesasTeste do ICP aprova redes móveis portuguesasTeste do ICP aprova redes móveis portuguesas
  • Sample Page
✕

Teste do ICP aprova redes móveis portuguesas

  • Home
  • Notícias Telecomunicações
  • Teste do ICP aprova redes móveis portuguesas
Logitech apresenta novos teclados com mais funcionalidades
Setembro 27, 2001
Advanced Micro Devices despede 2.300 funcionários até 2002
Setembro 27, 2001
Published by admin on Setembro 27, 2001
Categories
  • Telecomunicações
Tags

Um estudo levado a cabo pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) que realizou testes sobre a qualidade dos serviços das redes móveis GSM em funcionamento em Portugal, concluiu que se verificam algumas melhorias na qualidade auditiva das conversações e que a percentagem de chamadas bem sucedidas mantém os mesmos níveis observados em 2000, apesar do aumento do número de clientes dos três operadores.



Entre as principais conclusões a que este estudo chegou, destaca-se o facto de ter aumentado a qualidade do som das chamadas, face ao observado no ano passado, chegando a registar uma boa qualidade áudio em 80 por cento das chamadas e só 0,5 por cento com fraca qualidade.



Segundo o ICP, a análise destes resultados permite concluir que as três redes GSM a operar em Portugal apresentam na globalidade um muito bom nível de cobertura e desempenho, colocando-se a um nível igual ou superior às redes de outros países europeus que realizam testes semelhantes.



Contudo a entidade reguladora das telecomunicações em Portugal alerta para o facto de subsistem zonas de sombra na cobertura, na maior parte dos casos resultantes da morfologia do terreno que impedem a normal propagação radioeléctrica, nomeadamente nos casos das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira em que existe uma má cobertura nas zonas menos povoadas. O ICP chama a atenção para a necessidade de se proceder por parte das operadoras a um esforço adicional de investimento para os Açores e Madeira.



O relatório publicado hoje, e disponível para consulta, baseia-se em testes de qualidade aos servidos prestados pelos operadores móveis portugueses efectuados em Abril, com três indicadores chaves: o nível de sinal, normalmente conhecido por “rede” (Cobertura); a capacidade de estabelecimento de chamadas (Acessibilidade) e a perceptividade das conversações (Qualidade Áudio). Estes testes foram realizados entre 16 de Abril e 27 de Junho de 2001, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, em todas as capitais de distrito, nas zonas mais povoadas dos Açores e da Madeira e nos principais eixos rodoviários portugueses.




Notícias Relacionadas:

2001-05-07 – Redes móveis testadas pelo ICP

Share
0
admin
admin

Related posts

Junho 16, 2025

“Roam like at home”: Tarifas de roaming na União Europeia acabaram há 8 anos. O que mudou?


Read more
Junho 11, 2025

Apagão de 28 de abril causou “colapso grave, generalizado e histórico” nas redes móveis


Read more
Junho 11, 2025

Banda larga fixa acelera quase sempre a 100 Mbps ou mais e gera tráfego superior a 300 GB


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2025 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress