O que fazemos na internet sete horas por dia? Tudo e mais alguma coisa
Maio 17, 2023Tesla Bot já anda e pega em objetos, mas quase precisa de bengala. Veja o vídeo
Maio 17, 2023A Monitio é a mais recente plataforma da Priberam. Apresentada em Madrid, a ferramenta a recorre a uma combinação entre inteligência artificial e tecnologias linguísticas e foi concebida para monitorizar meios de comunicação social de todo o mundo em tempo real, sendo capaz de traduzir conteúdos em qualquer língua para inglês, afirma a empresa.
A Priberam explica que a Monitio, que se enquadra no contexto de um projeto europeu, conta também com ferramentas assistidas de verificação de factos que, até agora, estavam “indisponíveis no mercado de monitorização de media” e que foram testadas por jornalistas da Deutsche Welle.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Monitio
[photo-gallery id=”345982″ thumbnails=”345983,345984,345985,345986,345987,345988″ layout=”linear”/]Segundo a empresa, a plataforma, que será lançada, para já, em Portugal e Espanha, permite organizar automaticamente milhares de artigos em conjuntos temáticos. Os utilizadores podem depois ter uma visão geral de como os conteúdos apresentados se relacionam com conteúdos específicos, acedendo a informação mais aprofundada.
“É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias”, realça Carlos Amaral, o CEO da Priberam, citado em comunicado.
O sistema de verificação de factos da Monitio foi desenvolvido em conjunto com uma equipa da Universidade de Cambridge, liderada pelo Professor Andreas Vlachos, perito nesta área.
[related-post id=”267838″ post_type=”post” /]
A plataforma tem sido desenvolvida e testada ao longo dos últimos dois anos por uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.
Durante este período, a Monitio, que recebeu financiamento da UE para desenvolver as principais tecnologias e preparar o lançamento comercial, foi utilizada por um pequeno grupo de clientes na Europa. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado a plataforma desde 2021.