Primeiro eclipse solar de 2020 oferece imagem de um anel de fogo. Estas são as melhores fotos
Junho 21, 2020Academia do Comércio Digital oferece acesso a cursos para ajudar as empresas a entrar na economia digital
Junho 22, 2020Com a chegada do Verão, chegam também novas aplicações para experimentar no seu smartphone ou tablet. Esta semana, as escolhas dos “curadores” do SAPO TEK são marcadas por vários jogos: desde uma proposta para os fãs do “desporto-rei” a uma outra a pensar em quem sempre quis fazer parte de uma equipa de salvamento das praias, passando também por um jogo com gráficos pixelizados a fazer lembrar o clássico Pac-Man.
Mas não é tudo: esta semana conta também com um utilitário que o ajudará a gerir o consumo de bateria de uma forma mais sustentável. O confinamento obrigou-nos a procurar ferramentas de videoconferência e agora é possível aceder gratuitamente à versão móvel do Google Meet.
Confira ao detalhe todas as sugestões desta semana
Farto de apps que “roubam” bateria? Há uma app que o ajuda a gerir o consumo de forma mais sustentável
Através da Greenify é possível identificar as aplicações mais “pesadas” e colocá-las automaticamente em modo de hibernação, quando não estão a ser utilizadas.
Gerir a bateria do smartphone ou tablet não é fácil, em especial, quando existe um manancial de aplicações a consumir recursos de forma sorrateira. Os equipamentos lentos com baterias prestes a “viciar” são um problema para muitos utilizadores e a Greenify pode ajudar a prolongar o tempo de vida útil dos dispositivos e gerir o consumo de recursos de uma forma mais sustentável.
É verdade que é possível ir desligando as aplicações que estão a correr em segundo plano à medida que não são utilizadas, mas a medida acaba por não ser muito prática para quem tem um ritmo de vida muito acelerado e precisa sempre do smartphone para trabalhar. Assim, através da Greenify é possível identificar as apps mais “pesadas” e coloca-as automaticamente em modo de hibernação quando não estão a ser precisas.
[photo-gallery id=”203486″ thumbnails=”203487,203488,203489,203490″ layout=”linear”/][related-post id=”201907″ post_type=”post” /]
Caso seja necessário, poderá ainda configurá-la para hibernar aplicações à medida das suas necessidades. Mas atenção: a equipa que criou a Greenify recomenda não aplicar a solução a aplicações que sejam, de facto, demasiado importantes para entrarem em hibernação, como o despertador ou alarmes ou apps que use frequentemente para comunicar com a família ou colegas do trabalho.
A aplicação é gratuita e está disponível para smartphones e tablets Android na Play Store. Caso a bateria seja mesmo o “calcanhar de Aquiles” dos seus equipamentos, o SAPO TEK reuniu no How To TeK alguns conselhos práticos que o ajudarão a prolongá-la e até a melhorar o desempenho dos dispositivos.
Google disponibiliza ferramenta de videoconferências gratuitamente nas versões móveis do Gmail
O Meet vai chegar às apps do Gmail para Android e iOS já nas próximas semanas.
O confinamento obrigou-nos a procurar ferramentas de videoconferência – umas vezes para agilizar a comunicação com colegas de trabalho, outras para colocar a conversa em dia com amigos e familiares. A popularidade destes serviços fez ascender plataformas menos conhecidas, como foi o caso do Zoom, mas as grandes tecnológicas apressaram-se a apanhar o comboio.
Para atrair mais utilizadores para a sua solução, a Google disponibilizou o Meet gratuitamente para toda a gente, no passado mês de maio, e integrou-o no Gmail, para o tornar mais acessível. A app só estava na versão web do serviço de email, mas a empresa anunciou hoje que também a versão mobile do Gmail vai passar a albergar o Meet.
Desta forma, passa a ser possível iniciar videoconferências com os seus contactos, diretamente da caixa de entrada da sua conta de email, tanto no computador, como no smartphone.
[photo-gallery id=”203506″ thumbnails=”203507,203508,203509,203510,203511,203512,203513,203514″ layout=”linear”/]Nas próximas semanas, surgirá uma tab intitulada “Meet” na aplicação do Gmail. Dentro desta, aparecerão organizadas todas as reuniões convocadas através do Google Calendar, às quais poderá juntar-se com um simples clique no link da videoconferência.
Poderá igualmente começar novas reuniões instantaneamente com um simples clique, marcar reuniões e obter links partilháveis para que os seus colegas, amigos ou familiares se juntem às videoconferências.
Note que a nova tab do Meet pode ser ocultada no menu das definições.
Para que não se perca nas funcionalidades do Meet, a Google lançou um pequeno manual de introdução à ferramenta. A tecnológica explica-lhe ainda como fazer o melhor uso da ferramenta em contextos profissionais.
Livres à Cristiano Ronaldo? É no Perfect Kick 2
Neste jogo competitivo online os jogadores enfrentam-se em partidas com menos de três minutos. Mas só vale tentos de bola parada.
Há muitas propostas de futebol disponíveis no mercado, mas por norma controlamos toda a equipa ou apenas uma das suas estrelas. Mas em Perfect Kick 2 só contam os golos de bola parada. Este título insere-se no género de embates 1×1, exclusivamente para ser jogado online com outros jogadores em todo o mundo.
Cada partida dura menos de três minutos e o objetivo é marcar o máximo de golos possíveis nas jogadas que cada um tem oportunidade de participar.
[photo-gallery id=”203811″ thumbnails=”203812,203813,203814,203815,203816,203817,203818″ layout=”linear”/]O jogo oferece a oportunidade de aumentar e melhorar o estádio, desbloquear acessórios que dão mais energia aos jogadores, permitindo rematar com mais força e de forma certeira. No entanto, há alguns obstáculos que se calhar não iria encontrar num estádio de futebol, tais como um remoinho a fazer de barreira num livre.
Perfect Kick 2 pode ser obtido gratuitamente em versões Android e iOS.
Este verão pode fazer parte da guarda costeira. Para isso tem de cumprir as missões deste jogo
Calor, areia e mar: É neste ambiente que terá de enfrentar desafios, entre os quais apagar incêndios ou encontrar pessoas.
Se sempre quis fazer parte de uma equipa de salvamento das praias esta é a sua oportunidade para o fazer de forma virtual. Com o jogo Coast Guard: Beach Rescue Team, torne-se membro da guarda costeira e resolva as missões que terá pela frente.
De carro, barco ou motas, o jogo apresenta-lhe 25 desafios, algumas deles apenas vai conseguir ultrapassar com a ajuda de binóculos. Apagar incêndios, encontrar pessoas ou objetos são algumas das tarefas.
[photo-gallery id=”203948″ thumbnails=”203949,203950,203951,203952,203953″ layout=”linear”/]Tal como um verdadeiro profissional, receberá dinheiro em troca, neste caso moedas virtuais. Cada vez que desempenhar bem uma tarefa será recompensado.
O jogo é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Tomb of the Mask é um jogo divertido e simples. Só que por vezes pode ficar complicado
Com gráficos pixelizados a fazer lembrar o clássico Pac-Man, em Tomb of the Mask controlamos um pequeno “viajante” para comer pontos, moedas e estrelas.
O objetivo é movimentar-se em níveis “labirínticos” fechados, recolhendo pontos moedas e estrelas pelo caminho até à saída, enquanto se desvia – claro – de algumas armadilhas e inimigos.
Um outro aspeto que pode dificultar a missão, é que os movimentos do viajante, controlados pelo swipe que fazemos no ecrã, são “a direito”, ou seja, não é possível mudar de direção a meio do caminho, o que exige rapidez e antecipação na leitura do percurso.
Há itens que podem aprimorar ajudar a ultrapassar os obstáculos que pode ir comprando com os pontos que acumula ou com a visualização de publicidade, como escudos, energia ou mesmo duplicadores de pontuação.
[photo-gallery id=”203984″ thumbnails=”203985,203986,203987,203988,203989″ layout=”linear”/]Tomb of the Mask tem então versão gratuita com anúncios, além da versão Premium paga. Está disponível tanto para Android como para iOS.
Já conhece o Brave? É um browser “diferente” que pode descarregar para o seu smartphone
O Brave apresenta como porta estandarte a privacidade, mas aposta noutro elemento diferenciador face à grande parte dos concorrentes: paga aos utilizadores que naveguem pela internet com ele.
Sem plugins externos ou configurações necessárias, o objetivo do Brave é impedir que os seus utilizadores sejam rastreados por anúncios ou “perseguidos” por pop-ups e infetados por malware.
Além de integrar AdBlocker, os criadores do Brave apostaram também nas principais funcionalidades de privacidade e segurança, como HTTPS Everywhere, bloqueio de scripts, bloqueio de cookies de terceiros e páginas privadas.
Além da proteção da privacidade e da segurança, estes bloqueios servem ainda um outro propósito: transformar o ecossistema de anúncios online com micro pagamentos e uma nova solução de divisão das receitas.
Trocado por miúdos, o Brave impede publicidade de terceiros com o objetivo de rentabilizar os seus próprios anúncios, “pagando” a todas as partes envolvidas, utilizadores incluídos.
[photo-gallery id=”203334″ thumbnails=”203335,203336,203337,203338,203339,203340,203341,203342,203343,203344,203345,203346″ layout=”linear”/]Para isso é necessário ativar o Brave Rewards, que irá atribuir BATs pela visualização de publicidade, com um valor associado à criptomoeda Ethereum.
O Brave Browser é gratuito e está disponível para dispositivos móveis com o sistema operativo Android.
